Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Museus e Monumentos Portugueses: Visitas Virtuais 3D

Em vários museus portugueses já se encontram disponíveis visitas virtuais - visitas virtuais 3D, distinguindo-se das suas precursoras, as visitas virtuais 2D, simples guias ou roteiros estáticos das colecções de um museu, com textos a que se associavam algumas fotografias. As visitas virtuais 3D são um complemento indispensável às páginas dos museus e monumentos, publicitando-os em todo o mundo, conduzindo a uma maior compreensão do espaço, sítio, monumento ou colecções expostas, assim como a um maior interesse e desejo pela experiência concreta de uma visita real. Estas visitas virtuais são particularmente pertinentes pela oportunidade de visita a quem se encontra impossibilitado de o fazer, temporária ou permanentemente, por circunstâncias várias. É igualmente um excelente recurso, ainda em evolução, a ser utilizado por professores e famílias, com diversas possibilidades de exploração pedagógica, em pré e pós-visita.

Ficam aqui as várias sugestões do Instituto de Museus e da Conservação, para uma visita virtual a quatro museus - o Museu Grão Vasco (Viseu), o Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), o Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) e o Museu Nacional do Azulejo (Lisboa)- e quatro palácios nacionais - o Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), o Palácio Nacional de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio Nacional de Mafra, pertencentes à Rede Portuguesa de Museus. As imagens são de grande qualidade, acompanhadas por legendas (clicar na imagem).



Outros museus portugueses disponibilizam nas suas páginas visitas virtuais às suas colecções e museus, variando as visitas em qualidade ou em facilidade no seu visionamento, consoante as diferentes opções de software escolhidas. É importantíssimo que os museus tenham em mente que destas escolhas depende a visibilidade, credibilidade e atracção do museu, assim como a "adopção" deste por parte dos futuros visitantes, em primeiro contacto com ele através da visita virtual na sua página online. Visitemos então o...

Museu Diocesano de Arte Sacra do Funchal (Ilha da Madeira) - visita virtual à Colecção de Arte Flamenga (uma visita guiada a esta belíssima colecção, em alguns aspectos, ímpar na europa, com boa narração, mas com menor qualidade de imagem do que seria de esperar);

Museu de Alberto Sampaio (Guimarães) - Visita Virtual (visita algo lenta mas com imagens de elevada qualidade em panorama - de notar a falta que faz um mapa da localização das salas de exposição, para orientar o visitante e de legendas);

Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa) - Visita Virtual (visita com imagens fixas e em panorama, sem legendas);

Museu Monográfico de Conimbriga (Condeixa-a-Velha/Nova) - Visita Virtual com imagens em panorama, sem legendas);

Museu Marítimo de Ílhavo (Aveiro) - Visita virtual ao Navio-Museu Santo André (visita com imagens em panorama, a partir da planta do navio);

Museu-Escola da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa) - Visita Virtual com imagens em panorama 360º, sem legendas.

Também na página do IGESPAR se proporcionam visitas virtuais aos monumentos nacionais - Convento de Cristo (Tomar), Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa) e Torre de Belém (Lisboa) - através de imagens em panorama, acompanhadas por legendas (clicar na imagem).


Outras visitas virtuais a monumentos e sítios arqueológicos, em Portugal, presentes no portal Cultura Online:


Da Casa de Sarmento - Centro de Estudos do Património (Unidade Cultural da Universidade do Minho) temos uma interessante visita à Citânia de Briteiros (Sítio Arqueológico, Monumento Nacional, em Guimarães) - visita virtual com imagens em panorama, acompanhada por textos (o web design pode ser melhorado e a música de fundo, apesar de lindíssima, é desajustada em termos de época).

As visitas virtuais nas páginas dos museus e monumentos portugueses têm evidenciado uma boa evolução e assim continuem, aproveitando ao máximo as possibilidades das novas tecnologias digitais.

1 comentário:

António Cabral disse...

Acrescento a visita virtual ao Museu dos Coches: http://www.antonio.cabral.com.pt/VisitasVirtuaisHome-Port.html